Bem-vindos!


Olá galera: todos e todas! Obrigado por ter visitado o blog. Sempre que possível, deixe um comentário sobre o que lê. Sugira, opine, aconselhe, dê dicas e o que você desejar... Valeu...

24 de janeiro de 2011

A difícil arte de perdoar

 (O texto é baseado em um dos livros de Augusto Cury e em palestra realizada em Ilhéus-BA, julho de 2010)

Imagina-se que nem a pior prisão do mundo seja tão difícil de suportar quanto àquela que nos aprisiona por dentro, que nos impede de pensar com liberdade e de transformar nossos sonhos em realidade.

E quando é que nos aprisionamos internamente? Entre tantas coisas, destaco aqui a falta de perdão… Esta “doença” psíquica que, além de nos manter acorrentados a um sentimento que não nos acrescenta nada, muitas vezes acaba por se transformar em doenças físicas, além de destruir relacionamentos existentes há anos.

Sabemos de tantas amizades, companheirismos de trabalho e até mesmo relacionamentos familiares, que terminam porque as pessoas não conseguem tolerar e superar defeitos uns dos outros, gerando assim críticas e discussões e, por consequência a ausência do perdão.

Pessoas de “coração duro” podem gerar em suas mentes janelas killers¹ e muitas vezes apresentar sintomas como dores no peito, insônia, dores musculares, humor deprimido, estresse, perda de apetite, entre outros. As pessoas que descobrem a arte do perdão, reduzem o nível de estresse, vivem mais confiantes e si mesmas, conseguindo atingir a calma e a paz de espírito.

Jesus ao ser interpelado por um de seus discípulos sobre quantas vezes deveríamos perdoar uma mesma pessoa, nos deixou um grande desafio: “Não te digo perdoar até sete vezes; mas, até setenta vezes sete”. Quem já se aproximou desse número?

Tarefa esta dificílima, porém, não impossível. Todos somos capazes de conseguir tal proeza! Precisamos nos tornar protagonistas da nossa história e gerenciadores de nossos pensamentos. Devemos compreender as pessoas que nos ofenderam e nos magoaram, e saber que por trás de uma pessoa que nos fere, há sempre uma pessoa ferida, só assim conseguiremos lhes perdoar. Se a perdoamos, morre dentro de nós o “monstro” em que transformamos esta pessoa, e esta renasce não mais como inimiga, mas como um ser humano que possui limitações iguais as nossas.

Você tem alguém a quem precisa perdoar? E por que não o faz? Você deve um pedido de perdão para alguma pessoa? Faça isso então, você não irá se humilhar mas se tornará humilde e aliviará seu coração!


¹Saiba mais sobre Janelas Killers, click aqui

TOXINA DA CARAMBOLA

(Recebi o texto de um colega e resolvi compartilhar aqui)

"ESTRANHO. POR QUE OS PASSARINHOS NÃO BICAM AS CARAMBOLAS, MESMO MADURAS?" TEMPO ATRÁS FIQUEI SABENDO, EM UMA NOTÍCIA DE SAÚDE, SOBRE OS PROBLEMAS CAUSADOS POR TAL TOXINA, MUITAS VEZES IRREVERSÍVEIS...


A venda de suco de carambola está proibida em Jaú, cidade de 140 mil habitantes no interior de São Paulo. A fruta tem uma toxina que pode matar portadores de insuficiência renal.

Por causa do risco de morte, a Câmara de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto do vereador José Mineiro de Camargo (PSB), proibindo o suco e a fruta nas lanchonetes, bares, restaurantes, hospitais e repartições públicas municipais. A lei vigora há menos de dois meses.

“É mais um alerta do que uma proibição às pessoas que têm insuficiência renal. A carambola tem uma neurotoxina que não é filtrada e vai direto para o sangue. Se o paciente renal comeu a fruta, ele deve contar ao médico, pois corre o risco de morrer se não fizer hemodiálise.O rim normal filtra a toxina”, afirmou o vereador.

Depois de contar que pesquisou o assunto, Camargo disse que os diabéticos também correm risco e que 99% da população desconhece os danos causados pela carambola.

O médico Eduardo Martins Rebec, nefrologista do setor de hemodiálise da Santa Casa de Jaú, confirma o risco no consumo da fruta:“Há risco de morte, sim... O rim de quem tem insuficiência renal não consegue eliminar a toxina, que se acumula no sangue e acomete o sistema nervoso central. Se o portador de insuficiência renal ingerir a carambola, pode ter convulsões e entrar em coma com risco de óbito”, alerta. Para remover a toxina, é feita uma hemodiálise de urgência.

Não deixem de ler mais informações nos links:

http://www.todafruta.com.br/portal/icNoticiaAberta.asp?idNoticia=8327
http://taibioideias.blogspot.com/2010/03/toxina-da-carambola.html
http://medicinasnaturais.blogspot.com/2008/02/carambolas-vs-doentes-nefrolgicos.html