Bem-vindos!


Olá galera: todos e todas! Obrigado por ter visitado o blog. Sempre que possível, deixe um comentário sobre o que lê. Sugira, opine, aconselhe, dê dicas e o que você desejar... Valeu...

14 de abril de 2011

o caso Wellington


Foi necessário algo tão drástico acontecer para a sociedade brasileira passar a refletir sobre o acontece dentro das nossas escolas e que quase nunca se toma uma providência. O Bullyng deveria ser considerado CRIME.  É triste ver a que ponto chega um ser humano. Mas é igualmente triste ver a que ponto chega a maioria das escolas públicas cujos professores (grande parte) e funcionários se calam diante da violência praticada contra os mais fracos. Não há desculpa nem justificativas para Wellington, mas igualmente não há desculpas nem justificativa para os omissos e para os que humilham seus semelhantes.

As pessoas são humilhadas em todos os lugares: na escola, no trabalho, nos hospitais, nos transportes públicos, supermercados, universidades, etc. Enfrentam doenças, pobreza, violência, injustiça. Refugiam-se nas drogas, no jogo, na solidão, no remorso e, às vezes, no desejo de vingança. Dedicam-se a futilidades, ou procuram dar o troco, humilhar, descontar. Procuram amor, carinho, às vezes, em vão. Algumas não suportam e se matam. Outras, num momento de ira, matam o outro. A maioria prossegue sem rumo e sem saber exatamente o porquê, sendo jogada de um lado pra outro. Um, de repente, resolve matar. A sociedade não tem culpa?

É pessoal, a culpa é de todos. De toda a sociedade que promove pré-conceitos e pré-julgamentos das pessoas e não contente, acha que têm o poder de desprezar, humilhar e maltratar, fazendo o ser humano se sentir um NADA. E quando ele se revolta, é um monstro? E o que a sociedade é? Quem alimentou o monstro? Ele é fruto da hostilidade e do sadismo e humilhação da nossa, minha e da sua “sociedade”.

Cabe a cada ser fazer sua parte. Um sorriso, um bom dia, um elogio sincero, um abraço podem mudar a vida de uma pessoa.

Respeite-a.

Um comentário:

  1. Sem muito a dizer...
    A própria sociedade é a maior responsável por maioria dos fatos catastróficos que acontecem...

    Ela se omite, se coloca em lugar de carrasco. Dá a mão, mas às vezes, puxa o tapete em troca... Agrega alguns indivíduos em sei seio, ao passo que exlui outros tantos...

    É responsabilidade da SOCIEDADE moldar o caráter dos que a compõem. Mas, que tipo de caráter pode ser moldado por uma sociedade tão incoerente, desestruturada (sim, porque uma sociedade estruturada em bases preconceituosas, desonestas, racistas... entre tantas outras "desqualidades", para mim, não pode ser considerada estruturada)???????

    Como integrantes desta "balbúrdia", nos reconhecer responsáveis pelas consequências causadas por seus erros banais, é o ato mais digno que se pode ter... e mais, adotar uma postura diferente da qual estamos acostumados e fazer a parte que nos cabe para tentar amenizar os "nossos problemas" é o mínimo, mas é um mínimo que se torna máximo quando é somado com outros mínimos!

    Como disse o grande João Ferreira: Respeite a vida do próximo...

    Como disse Jesus: "Ame o próximo como a ti mesmo"...

    Cumprir o nosso papel de cidadão será suficiente se o fizermos bem... com justiça!!!


    By
    Moana Goes

    ResponderExcluir