Bem-vindos!


Olá galera: todos e todas! Obrigado por ter visitado o blog. Sempre que possível, deixe um comentário sobre o que lê. Sugira, opine, aconselhe, dê dicas e o que você desejar... Valeu...

17 de dezembro de 2010

O NATAL

O NATAL está chegando. Para você, isso é motivo de alegria ou de preocupação? Milhões de pessoas se perguntam: ‘Para quem vou dar presentes? O que vou comprar? Tenho dinheiro para isso? Quanto tempo vou levar para pagar as dívidas?’

Apesar dessas preocupações, o Natal continua em alta. Ele até chegou a países não cristãos. No Japão, a maioria das famílias comemora o Natal não por causa de seu significado religioso, mas apenas como uma data festiva. Na China, “o rosto corado e alegre do Papai Noel aparece em todas as vitrines nas cidades grandes. Países de maioria muçulmana também promovem festividades parecidas às do Natal, embora não sejam realizadas necessariamente no dia 25 de dezembro. Nesses países, lojas, hotéis e shopping centers patrocinam o evento, com muita ênfase nas crianças.

No Ocidente, nosso caso, o Natal praticamente perdeu a conotação religiosa e é apenas uma data comercial, com muitas propagandas “descaradamente direcionadas às crianças”, diz o informativo Royal Bank Letter, do Canadá. É verdade que algumas pessoas ainda assistem a cerimônias natalinas na igreja. Mas são os shopping centers, ao som de canções natalinas, que se tornaram os novos templos. Por que essa mudança? Será que ela tem a ver com a origem do Natal? Que origem é essa?

Você acha importante saber a verdade sobre celebrações e ensinamentos religiosos? Então, talvez já tenha feito as seguintes perguntas: Será que Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro? O que prova que a data de nascimento dele é 25 de dezembro? Estou seguindo um princípio bíblico ou apenas tradições humanas que desconheço? Por que até hoje eu ainda não entendo corretamente essa questão ou porque minha religião não me esclareceu corretamente? O que o Papai Noel tem a ver com Jesus e seu nascimento? Qual é o conceito de Deus sobre o costume de dar presentes, ou, para ser mais exato, o de trocar presentes no Natal?

Estas são questões que despertam nossa curiosidade, principalmente pela época do ano em que nos encontramos, não é verdade? Mas não vou colocar aqui o resultado de minhas pesquisas, pelo menos hoje ainda não. Visto que a maioria de nós diz ter uma religião, fica a oportunidade de você mesmo refletir sobre a quase obrigatoriedade imposta por certas datas comemorativas de nos levar a fazer algo simplesmente para cumprir um requisito social, não pessoal e de vontade própria, vontade esta criada por nós sem interferência da grande massa dominante.

(Fontes de Pesquisa: The Wall Street Journal (China), Royal Bank Letter (Canadá), Enciclopédia da Religião, Enciclopédia do Natal, Grande Enciclopédia Barsa e outras publicações sobre o assunto).

2 comentários:

  1. Nos deram espelhos e vimos um mundo doente....
    só comentando...
    Até isso a globalização consegue, de uma só tacada ela massifica todo um planeta imperialisando ainda mais a cultura norte americana ou melhor, estado-unidense.
    Se Papai Noel fosse uma cabra sul americano ou especificamente brasileiro será que ele tava vestido daquele jeito? De mangas e barba cumprida, calça e toca?no mínimo ele iria torrar nesse calor. Fala serio!
    Se fosse típico de nossa cultura no mínimo ele estaria de bermuda, camiseta regata e óculos escuros, com a barba tirada e o cabelo raspado e um tanto quanto bronzeado..rsrsrsrsrs

    vamos celebrar o capitalismo selvagem.....!

    Parabéns pelos posts João...
    continue assim...

    ResponderExcluir
  2. Kaio,que bom seria se todos nós conseguíssemos perceber que somos capazes de modificar estruturas há muito enraizadas em nosso meio com uma simples coisa: questiomanento. Valeu!

    ResponderExcluir